Alumia é um laboratório dedicado ao combate à desinformação. É formado por pesquisadores, jornalistas, docentes e discentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) das áreas de jornalismo, mídias digitais, radialismo, relações públicas e informática.
Busca-se, com esta iniciativa, proporcionar ao município de João Pessoa-PB uma experiência educativa e inovadora, que conecte a população com as plataformas de identificação e checagem de conteúdos falsos e desinformativos.
O laboratório desenvolve suas atividades em duas frentes: combativa e educativa. Assim, realiza serviços de fact-checking por meio de uma metodologia transparente e apartidária, buscando contribuir com a circulação de informação segura. Em paralelo, colabora com a educação midiática para a sociedade, promovendo uma rede de informações para enfrentar o fenômeno da desinformação.
Além disso, integra inovações tecnológicas em suas abordagens, utilizando ferramentas avançadas para otimizar a verificação de fatos e facilitar o acesso à informação. O laboratório realiza a análise de informações em suspeição, preferencialmente relacionadas ao território pessoense ou que envolvam diretamente pessoas e organizações desta cidade e região.
Quanto aos objetivos, visa desenvolver e validar ferramentas tecnológicas para monitorar e detectar o alto engajamento de notícias e conteúdos midiáticos em portais, redes sociais e outros, além de apoiar a avaliação da veracidade de informações amplamente divulgadas. Também realiza programas de capacitação voltados a jornalistas, pesquisadores, estudantes de comunicação e tecnologia, educadores e alunos do ensino médio, focando no combate às fake news e deepfakes.
O financiamento do laboratório é misto, realizado por recursos financeiros externos via edital nº 010/2024 da Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa - INOVATEC - JP, Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Secretaria de comunicação da Prefeitura de João Pessoa, além de contar com a estrutura física e de pesquisadores, docentes e discentes da própria UFPB.
As entidades parceiras do Alumia são:
O Alumia é sediado em João Pessoa, no Centro de Comunicação Turismo e Artes, da Universidade Federal da Paraíba. O laboratório funciona a partir de cinco frentes, sendo estas:
Contatos