Consumo
Publicado em 16/07/2025Atualizado em 18/07/2025

Supermercado da capital avisa quando produto está perto de vencer?

Por alumia

Notícia principal

Alumia encontrou até produto vencido quando, entre os dias 1º e 7 de maio passado, equipe de apuração do Laboratório foi a supermercados de três redes do segmento que operam na capital.

A apuração destinou-se a verificar se esses estabelecimentos alertam corretamente o consumidor quando gêneros alimentícios, especialmente perecíveis, estão próximos de perder a validade.

Alertar a clientela sobre validade dos produtos é providência básica de atenção à saúde dos clientes e respeito às normas do Código de Defesa do Consumidor. Acompanhe o resultado da checagem em cada loja.

Mateus – Visitado em dois dias distintos, no primeiro (1º de maio) uma prateleira da loja do Mateus Altiplano oferecia pacotes de 150g de mussarela Polenghi a vencer no dia 5. Sem qualquer aviso de que o queijo perderia a validade quatro dias depois.

Noutro equipamento, refrigerado, a manteiga Vidaveg de 170g venceria cinco dias depois. Nesse produto, o prazo de validade estava gravado no fundo do pote. Na mesma data, foi encontrado hambúrguer bovino já vencido (em 30 de abril último).

No retorno ao Mateus no dia 5 de maio, o Alumiu encontrou dois pequenos cartazes que informavam correta e antecipadamente a validade próxima de expirar de dois produtos, o biscoito Oreo recheado sabor chocolate de 144g, a vencer segunda-feira (12), e o achocolatado Pira Kids de um litro, com vencimento previsto para o dia 23 do mês.

Bem Mais – Na unidade da Rua Rosa Lima dos Santos, no Jardim Cidade Universitária, o supermercado expunha de forma mais adequada, no dia 5 daquele mês, a data de validade próxima de vencimento de produtos que coloca em promoção.

Naquela loja, logo na entrada, colado de forma razoavelmente visível em coluna do prédio, a clientela depara-se com um cartaz abaixo do qual vários itens à venda contêm avisos de que podem ser comprados e consumidos em prazo razoável de armazenamento doméstico.

Carrefour – Na loja do Jardim São Paulo, visitada no dia 7 de maio, produtos em promoção com vencimento próximo (menos de 30 dias) são separados dos demais, colocados em uma prateleira especial e identificados cada um com um pequeno cartaz onde se informa a data de validade.

***

Equipe do Alumia entrou em contato com a Vigilância Sanitária municipal. Não conseguiu falar com qualquer dirigente do órgão. Por telefone, obteve de um(a) funcionário(a) a informação segundo a qual o órgão somente investiga algo se receber denúncia. Não faz, portanto, inspeções regulares em supermercados e congêneres que supostamente vendam alimentos estragados ou em vias de.

Já no Procon estadual, a superintendente Késsia Liliane explicou que se o produto não estiver em promoção o supermercado não precisa expor placa avisando sobre a validade.

Compartilhe!